quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Personalidade Política

Margaret Thatcher

Todos nós queremos saber na verdade qual é a propriedade ou qualidade que torna um político, político. Pois falarei de uma personalidade política que eu considero ser um político, enquanto agente da Política, que melhor se enquadra neste exemplo.
Margaret Thatcher (1925-) foi a primeira mulher líder do Partido Conservador e primeira mulher Primeira-Ministra do Reino Unido (até à data) de 1979 a 1990 e foi a primeira mulher Primeira-Ministra da Europa.
A Dama de Ferro como é conhecida, Margaret Roberts, filha de um merceeiro, nasceu numa família de classe média-baixa fortemente abalada pela II Guerra Mundial. Nunca, ninguém imaginaria que esta rapariga tímida e trabalhadora se tornaria Primeira-Ministra de uma das maiores potências do Mundo, e apesar do seu sexo e da sua classe, provou o contrário.
“Mas de que forma a filha de um merceeiro se relaciona com a política?” poderiam perguntar-se…pois bem, foi exactamente pelas mãos do pai, Alfred Roberts, que Margaret alicerçou todos os seus princípios. Dotado de uma capacidade de oratória e de perspectiva política, o seu pai, incutiu em Margaret o espírito político. Paradoxalmente, Margaret só viria a tornar-se líder do Partido Conservador britânico, e mais tarde, Primeira-Ministra, depois de intensivos treinos onde aprendeu oratória e formas de discurso, onde teve mesmo de alterar a sua voz aguda e feminina para uma voz mais grave e carregada visto que muitas vezes era alvo de gozo quando, na Câmara dos Representantes e durante o seu discurso, a sua voz se tornava cada vez mais aguda e estridente à medida que subia de tom.
Mas Margaret Thatcher mudou realmente a face da História. Chegou ao poder numa situação desastrosa como a Grã-Bretanha nunca antes tinha presenciado: os tumultos sindicalistas, as greves, os motins eram generalizados, e liderando com pulso de ferro, conseguiu, apesar das críticas, deixar a Inglaterra num estado melhor do que a tinha encontrado. Externamente vivia-se o período da Guerra das Malvinas e da Guerra Fria, dos quais em ambos, Thatcher saiu vencedora: primeiro porque venceu a Guerra das Malvinas onde disputou a posse destas ilhas com a Argentina e segundo, porque foi uma das personalidades mais marcantes do triunfo dos Aliados sobre o Comunismo que se tinha fixado na Alemanha. Para além disto, a libra esterlina estava em declínio pois no continente europeu, formava-se uma nova União que ameaçava a solidez da moeda britânica.
Hoje, com 86 anos e com o título de Baronesa Thatcher, Margaret afastou-se por completo da vida pública e política padecendo do mal de Alzheimer. Mas nunca esquecer, que apesar de qualquer subjectividade, alterou a própria tradição do país onde se encontrava e liderou durante mais de 11 anos o Reino Unido.

"Antes era sobre tentar fazer alguma coisa...agora é sobre tentar ser alguém".


Recomendo a verem o filme, A Dama de Ferro (2011) com Meryl Streep no principal papel.

Sem comentários: